top of page

Biblioteca- ANEXO TBC

SOFTWARES AutoCAD, Photoshop e Ilustrator
DISCIPLINAS Projeto de Arquitetura - Equipamento Cultural e Patrimonio · 6º período
GRUPO Guilherme Pessoa, Ana Laura Brito e Isabella Bin
PROFESSORES Kátia Pestana e Ralf Flores

MEMORIAL

IMPLANTAÇÃO

Situado entre a Casa de Dona Yaya e o Teatro Brasileiro de Comédia, o terreno para estudo de uma biblioteca media 50m de profundidade, 20m de largura e apresentava 5m de diferença de nível em sua área. Começamos procurando soluções para tirarmos o maior proveito das qualidades que enxergamos, seriam elas a vista da arborizada Casa de Dona Yaya, e a possibilidade de integração social com o TBC.

 

O PROJETO

Partindo desse princípio, criamos uma praça, no nível do subsolo do Teatro, com um café e uma área de uso público e coletivo para os visitantes da biblioteca e do Teatro.

A biblioteca é composta de basicamente 3 elementos, o volume lateral de 6m de largura, o central com 14m, e a casca que os envolve.

 

ORGANIZAÇÃO

 A entrada se dá pelo bloco lateral que respeita a altura do TBC e armazena todo o acervo de livros da biblioteca nos próximos andares. A partir dele, saem passarelas com área para leitura que são fechadas apenas por guarda-corpos e fortalecem a leveza da obra.

 

CIRCULAÇÃO

O bloco maior é onde se faz a circulação principal,  com arquibancadas e escadas de passagem rápida na lateral. Essa mesma arquibancada é usada para leitura e descanso no local.

 

ESTRUTURA

Com a estrutura bem aberta, a laje de concreto é segura por vigas metálicas e proporciona uma visão limpa do interior, e os banheiros e a circulação de emergência escondida nas extremidades do bloco lateral não a condena.

 

INTEGRAÇÃO ESPACIAL

Dentro da construção as visões são as mais amplas e privilegiadas possíveis, seguindo o nosso conceito principal, da beleza e leveza das arquibancadas e passarelas internas.

 

A CASCA

Para o fechamento na fachada que faz divisa com a Casa de Dona Yaya, optamos por introduzir uma casca que se alinha com o prédio estreito ao lado do TBC. Além de trazer um certo equilibrio e simetria para a fachada da rua Major Diogo, a casca controla a intensidade da luz que entra apenas para a área das arquibancadas, fazendo, à noite, um desenho de um rasgo de luz.

bottom of page